Proposta Pedagógica

A NOVA PRANA Colégio Inclusivo tem como linha de trabalho uma teoria mais humanista, que busca uma aprendizagem centrada no aluno desenvolvendo suas potencialidades, independente de suas limitações, através do desenvolvimento humano e formação da personalidade, desde a noção do “Eu”, que segundo Rogers é um conceito importante para se compreender o desenvolvimento do homem como pessoa, refere- se também a maneira pela qual a pessoa se percebe, atuando no meio.

Baseamo-nos em alguns aspectos da teoria humanista de Carl Rogers – formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, foi psicoterapeuta por mais de 30 anos. Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não diretiva, em educação, concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso, que, porém, precisa de ajuda para poder evoluir. Para desenvolver – se uma educação centrada na pessoa é preciso que as estruturas da instituição escola mudem.

O Colégio Nova Prana acredita na aprendizagem significativa, isto é, relaciona o conteúdo escolar ao cotidiano do aluno, inserindo-o a realidade e facilitando a assimilação. Conduzimos o trabalho de forma individualizada, visando a conquista de melhores resultados, atendendo as necessidades e interesses de cada um, adaptando a metodologia a sua forma de aprender.

Os nossos professores buscam recursos para facilitar o desenvolvimento dos nossos alunos, principalmente incentivando o desenvolvimento de suas potencialidades e a auto-valorização, mas buscando sempre uma necessidade da aprendizagem ser significativa e fazer diferença na vida do nosso aluno.

A proposta pedagógica da Nova Prana privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.